Quantcast
Channel: Cerealtec » Ministério da Saúde
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Padarias já fabricam pão francês com menos sódio

$
0
0

O pão francês é um dos alimentos mais consumidos no Brasil, porém o produto pode ser fabricado com uma quantidade excessiva de sódio, prejudicial à saúde. Com o objetivo de controlar os nutrientes usados na alimentação brasileira e combater doenças crônicas e problemas cardiovasculares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), lançou um guia de orientações para a fabricação do pãozinho.

Uma das sugestões do guia é diminuir a adição de sal à farinha de trigo, um dos ingredientes da massa. Em dezembro passado, o Ministério da Saúde e as indústrias de massa, trigo e panificação firmaram acordo que prevê a diminuição dos atuais 2% de sal no pão francês para 1,8% até 2014. A adoção ao guia é voluntária, porém algumas panificadoras já seguem as orientações.

É o caso de uma padaria em Maringá que já utiliza a receita recomendada pela Anvisa há um mês. “Diminuímos o teor de sal do pão francês que era equivalente a 2% da massa, para 1,8%. Para cada vinte quilos de farinha de trigo, utilizamos 350 gramas de sal”, exemplifica a nutricionista da panificadora, Renata Casale Veronezzi.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a queda no consumo de sal para cinco gramas por dia reduziria em até 10% a pressão arterial dos brasileiros e óbitos por infarto e em 15% os casos de mortes por derrames.
Para a Anvisa, essa meta faria a expectativa de vida dos hipertensos aumentar em quatro anos no País, com 1,5 milhão de pessoas sendo dispensadas da necessidade de remédios para controlar a doença.

A redução de sódio na fabricação do pão francês, orientada pela Anvisa, segundo a nutricionista da panificadora, não representa diferença no paladar, porém é significativa no que diz respeito à saúde do consumidor.

Ela também orienta que os consumidores, além de optarem pelo pão francês com baixo teor de sódio, escolham acompanhamentos que sigam a determinação. “Hoje em dia, os produtos vem classificados e fica fácil para o consumidor saber quais os alimentos mais recomendados”, destaca. Ele acrescenta que os embutidos são os produtos que mais contêm sódio.

Segurança e qualidade

Para a proprietária da panificadora, Tânia Ferreira Lima, que trabalha com o acompanhamento de uma nutricionista há oito anos na padaria, a medida garante a qualidade dos produtos. “Com a supervisão da profissional que está atenta a todas essas questões nutricionais, ficamos mais tranquilos e podemos oferecer um produto melhor e mais saudável para nossos clientes”, ressalta.

SERVIÇO

O Ministério da Saúde assinou em dezembro de 2011 um termo de compromisso para redução do teor de sódio no pão francês de 2% para 1,8% até 2014. O acordo foi feito junto a órgãos ligados à produção do alimento como as associações brasileiras das indústrias de Alimentação (Abia), de Massas Alimentícias (Abima) e de Panificação e Confeitaria (Abip), além da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo).

Fonte:   odiario.com (imagem: João Paulo Santos)


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images

Trending Articles





Latest Images